Você sabia que a campanha do Google falha por localidade aparecendo algumas origens de locais fora da localidade determinada na campanha?

Esta é uma pergunta que estressa muitos investidores de campanhas e anúncios do Google.
Para entendermos melhor o que acontece, vamos criar um caso de exemplo:

Digamos que você possua uma Pizzaria delivery que esta no centro da sua cidade.
Você deseja atender a clientes da pizzaria, na sua região central próximo a seus estabelecimento, bem como regiões até no máximo 4 KM do seu estabelecimento. O horário de atendimento é das 18:00 as 00:00 de segunda a sexta. Até ai, está bom…
Diante disto, você resolve fazer uma campanha no Google com a seguinte configuração:

Atender do endereço do seu estabelecimento, um raio de até 4 KM. Horário personalizado das 18:00 as 00:00, de segunda a sexta. Coloca o crédito. Cria suas palavras chaves com suas campanhas e outras configurações.

Assim que a campanha é ativada, tudo funciona com sucesso mas, você percebe que clientes da campanha que estão fisicamente além dos 4 KM definidos na campanha do Google, começam a entrar em contato, acessar e pedir suas pizzas.
Estas regiões além dos 4 KM determinados na campanha, estão fora do raio da campanha e fora do seu do raio de entrega de pizzas.
O comerciante fica perplexo devido a campanha, a partir do seu endereço, não respeitar o raio dos 4 KM configurado na campanha no Google.

Pronto. Tá feita a discórdia. 🙁

Por que a campanha por local não funciona no Google?

Isto é um problema da internet brasileira, que possui poucos pontos de distribuição e ocorre muito roteamento esticando conexões por grandes distâncias (ou KM).
Sem o técnês diríamos assim:

A central de distribuição de internet ou o registro de um equipamento (IP fornecido) pode ser do Centro da Cidade, do lado do seu estabelecimento mas, esta distribuição de internet, vai passando pra frente (além dos 4KM) por vários KM a conexão, chegando até o dispositivo deste seu cliente, que lhe contatou e que esta fora do raio da campanha.
A central de internet informa um número IP no Centro da Cidade mas, o acesso feito pelo cliente esta a vários KM da central de internet (que originou ou forneceu conexão do Centro da Cidade).
Isto ocorre muito com operadoras de Wifi ou operadoras de
celular ou TV a cabo que dão internet de graça para seus clientes.
A central de internet pode estar no centro da cidade mas, ocorre a prolongação deste sinal, que se estende por vários KM, por vários Bairros.
Quando o Google vê o IP do centro da cidade, ele deixa a campanha aparecer pois, o IP de acesso é do centro da cidade mas, o cliente ou o dispositivo que acessa esta conexão esta lá no fim da replicação do sinal do Wifi, a muitos KM de distancia da origem do sinal, fora da sua range ou raio de campanha mas, a localidade da central da operadora, esta dentro do raio da sua campanha. Tendo isto, ocorre a falha da sua campanha por local, trazendo este acesso que esta com o IP ou origem de internet dentro do raio da campanha mas, o cliente não esta na sua range de atuação da sua campanha pois esta fisicamente longe ou além do seu raio de campanha.

Quando você coloca por estado, pais ou regiões macros, este erro não acontece. Raio de KM pequenos, muito provável vai acontecer isto.

A falha não é do Google.

O ideal é ter uma distribuição de internet numa localidade para atender esta localidade. IP, conexão, acesso e dispositivo, estão na mesma localidade.
Existe muita informação neste assunto, que não entrará na pauta pois, isto vem nos últimos tempo melhorado muito no Brasil. Requer disposição de vários recursos.
Dependendo da sua localidade, isto pode ocorrer mais ou menos na sua campanha por raio de localidade do Google.

Cabe ao investidor da campanha estudar se esta ocorrendo isto e se vale pagar chamadas de fora da localidade do raio de ação da campanha.

O que fazer para evitar isto?

Se você desejar tirar a duvida e ligar para o suporte do Google, o suporte do Google, vai lhe informar esta deficiência da localidade nas campanhas por raio pequenos de localidade.

Então como breve sugestão, resta a você ajustar seu site para informar, quem acessar o seu site sobre o raio da localidade de entrega e de preferência, coloque informações pertinentes na página inicial ou em um Popup informativo para abrir em qualquer página.
Dependendo do tipo de campanha, coloque na própria campanha do Google, informações de atendimento na região ou quais regiões próximas do seu endereço você atenderá. (Dependendo da campanha pode ofender a política do Google. O Google informará na hora se isto ocorrer)
Configure seu site para atender o e-commerce por definições de CEP. Se o local de cadastro do cliente for fora dos CEP definido, o e-commerce não abre o carrinho. (Planeje esta opção pois, pode ofender seu visitante)
Comunique sua equipe interna para perguntar a origem ou localidade da chamada ou o local da entrega, para informar se vocês atende ou não.
Tente contabilizar quantos acessos originaram de fora do seu raio de atuação e estude se é relevante ter este tipo de campanha.

“Achologia não é uma ciência exata.” 🙂

Não adianta falar que recebe um monte de contatos fora do raio da campanha solicitada, informe números para sua equipe de TI.

Obs: Se você já percebeu este problema da campanha por raio de localidade, parabéns pois você esta fazendo a gestão direitinho do seu negócio. Isto normalmente não é observado pelo gestores de campanhas ou omitem ou ignoram esta deficiência. No geral é importante ver estas informações pois, após análise, o custo pode não valer a pena.

Não fiquem bravos com este comentário ok?

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