Quando ocorre um ataque massivo na internet, a servidor, serviços (como a um DNS) ou protocolos de redes, quer dizer que um ou vários computadores ficam requisitando entrada (DoS (Denial Of Service) ou DDoS ou ataque de negação de serviço) ou ficam se comunicando ou “perguntando” algo ao servidor.
O servidor fica “respondendo não” ou tratando as requisições e assim para de responder aos serviços necessários da rede e do servidor que para de funcionar na rede.
Estas requisições são feitas por vírus (softwares em códigos) espalhados nos computadores infectados pelo mundo ou até na sua rede interna onde são ativados pelos hackers, criadores destes códigos, para mandarem requisições de várias origens a um servidor “vítima”.
As redes de computadores dependem das infra estruturas de redes e com isto, precisam de segurança nas portas de entradas da internet.
Para minimizar esta situação, coloca-se como uma das opções, um firewall na entrada da internet. Depois do firewall, a internet vai para o servidor.
A estas proporções de milhões de requisições simultâneas em milésimos de segundos, um firewall pode também parar de responder. A internet é um monstro muito maior, que criamos. Na luta, Internet x Equipamento, a internet ganha.
Quando ocorre um estresse de requisições a uma rede, (pode originar da rede interna ou externa), o firewall bloqueia os ips destas requisições. O firewall disponibiliza um gráfico de requisições interna e externa de rede e assim o Centro de operações de rede (NOC) que trabalha com monitoramentos confirmam o ataque e tomam ação de imediato.
Dependendo do firewall, quando bem configurado e com bastante recurso de processamento, ele pode decidir o que fazer.
O Firewall pode fechar o servidor para o lado do ataque (para retorno agendado ou manual), informa a gestão de TI e continuar trabalhando para o lado normal da rede.
A ServiceHelp.com.br implanta serviços de NOC e implanta firewall nas redes ou empresas.
Depois de implantado o NOC identifica atividades de redes internas e externas inclusive monitora tecnologia que utilizam ou passam pela internet que conforme a necessidade requerida ou apontada na rede, identifica-se que muitos dos problemas de redes, com parametrizações, configurações, conceitos de redes fora do padrão mínimo ou necessário, falta de investimento, falta de gestão, colaboram para ataques e/ou falhas de rede.
Quer saber mais ou tem duvidas de tecnologia e informática? Pergunte para a ServiceHelp.com.br que conforme disponibilidade de nossos recursos responderemos suas questões.
Cadastre-se em nossa newsletter para receber notícias quentes e atuais de tecnologia e informática.
[newsletters_subscribe list=”1″]

OBS: Este texto tem finalidade didática, com conceito básico e de poucos termos técnicos.

Twitter
Visit Us
Follow Me
YouTube
LinkedIn
Share
Instagram
%d blogueiros gostam disto: